quinta-feira, 22 de abril de 2010

Exílio

Peça de Teatro: Exílio

Sinópse: "Dois destinos cruzando-se numa esquina. Dois exiliados anônimos partilhando conosco um pedaço de vida. Dois palhaços ingênuos procurando no outro uma parte deles. Vão se encontrar ao som da música, brigar e se amar, se seduzir, se trair?"

Ficha Técnica
França - Bordeaux
Elenco: Janvier Lila, Gil Emmanuel.

Por mim: Peça apresentada gratuitamente, geralmente nas Ruínas São Francisco. Uma das peças encenadas o maior número de vezes do Festival. É composta por um ator e uma atriz, ambos franceses, usuários praticantes,estudantes do sistema métrico decimal conhecido como “clowns”. A peça usa uma espécie de linguagem universal. Por meio de sons e linguagem corporal, era possível compreender tudo que o enredo ia mostrando. De vez em quando rolava um english "home", ou um deutsch "Geld", ou até português, "rebolation". Mas sempre uma palavrinha só e olhe lá. A situação de cada um dos palhaços, o porque dos momentos de tristeza, alegria, fome e demais sentimentos são demonstrados com incrível destreza. A história é regularmente linear, consistindo de um começo, um meio e um fim. Os figurinos e os adereços de palco são simples, pequenos e todos utilizados de formas bastante claras. O que realmente chama a atenção é o fato de não haver falas expressas. A história se completa bastante facilmente para quem assiste. A sonoplastia é feita pelos próprios dois atores, ele com um acordeom, ela com um clarinete, divinamente executados em vários momentos. Quem leu os posts anteriores já sabe que eu sou ultra-fan de peças com trilhas sonoras feitas ao vivum. Em uma passagem há uma dança com os pés. Sério, como uma coisinha dessa pode dizer tanto?. Depois da peça, tive uma conversa em várias línguas presentes (hã hã??) com os dois personagens. Os dois se mostraram de uma simplicidade enorme, e com uma familiaridade com o mundo inteiro. (coisa de jovem europeu inteligente). Eles falaram participar de uma companhia que estuda clown há bastaaante tempo, e que esse espetáculo foi desenvolvido para a temporada que eles pasaram no Brasil. Mas que se não me engano, é parte de uma parada maior. Fiquei com curiosidade de saber mais sobre eles.
** O local da apresentação saiu no site como Bordeaux, França. O ator corrigiu nos comentários e desculpou-se com o público. Atitude digna de uma pessoa digna.

Doravante: Se for à França, não deixe de procurá-los pelas ruas. Com quem estiver, a hora que for. Pare para vê-los. Se eu lembrasse o nome da companhia eu escrevia aqui. E essa crítica foi a mais opiniativa pessoal-tiva de todas. Porém não a desconsidere. Desculpo-me, mas essa tinha que ser assim.

Máu-ri
Esquecido
embasbacado
e terei prova hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário